Team Fortress 2 e suas origens

Team Fortress 2 e suas origens

O jogo

Team Fortress 2 é um jogo multijogador gratuito de tiro em primeira pessoa baseado em classes desenvolvido pela Valve Corporation, sediada em Bellevue, no estado de Washington, nos EUA. Foi lançado em 10 de outubro de 2007 para PC e Xbox 360 como parte da compilação The Orange Box, que inclui a franquia Half-Life 2 e o jogo de puzzles Portal. Em 22 de novembro de 2007, foi lançado ao PlayStation 3. O desenvolvimento do jogo foi liderado por John Cook e Robin Walker, os criadores do primeiro mod Team Fortress para Quake, em 1996.

Em 9 de abril de 2008, o jogo passou a ser vendido também em versão avulsa, separado da The Orange Box. Exatos dois anos depois, em abril de 2010, Team Fortress 2 chegava ao Mac OS X, o sistema operacional da Apple. A versão digital do jogo é distribuída através do Steam, sistema de distribuição da própria Valve, enquanto a versão em mídia física (retail) fica a cargo da Electronic Arts.

Em 23 de junho de 2011, o modelo free to play (grátis para jogar) foi adotado para o título, que agora passaria a lucrar apenas a partir de microtransações (alguns itens são vendidos em troca de uma pequena quantidade de dinheiro real) realizadas via uma loja online integrada ao Steam. Não é mais necessário pagar para baixar o jogo.

O desenvolvimento do jogo foi extremamente conturbado e longo. Foi anunciado originalmente em 1998, quando começou a ser construído sobre o GoldSrc Engine, motor gráfico do primeiro Half-Life, também de 1998. Em 1999, novas notícias sobre o desenvolvimento indicavam a produção de um shooter militar realista. Nos próximos sete anos, muito pouco se falou sobre o jogo e chegou-se a cogitar seu cancelamento. Em 2004, próximo do lançamento de Half-Life 2, a Valve reafirmou a existência do desenvolvimento e anunciou a incorporação do novo Source Engine ao jogo.

Team Fortress 2 chegou muito perto de se parecer mais um “Battlefield” do que o shooter cartunizado que temos hoje.

A falta de informações claras sobre seu desenvolvimento e os inúmeros atrasos fizeram o título entrar várias vezes nas listas de maiores vaporware de todos os tempos. Inclusive, Team Fortress 2 teve a honra (?) de ser comparado ao maior de todos os vaporware: Duke Nukem Forever.

O modelo atual como o conhecemos hoje foi anunciado em julho de 2006, durante a Electronic Arts Showcase Event. O novo visual cartunizado do jogo é fortemente inspirado nos trabalhos dos artistas americanos J. C. LeyendeckerDean Cornwell e Norman Rockwell, além do design dos personagens estar claramente baseado nos filmes da Pixar, especialmente Os Incríveis.

Ambientado num universo alternativo de 1968, o jogo ainda utiliza diversos elementos de filmes e paródias de espionagem, especialmente nos filmes do agente James Bond, as séries televisivas Agente 86 e O Agente da UNCLE, e a franquia satírica de Austin Powers. A Segunda Guerra Mundial e os filmes americanos de faroeste também fornecem grande material para o universo do jogo, especialmente aos cenários.

Origens e desenvolvimento

Foi no lendário Quake, o pai dos shooters multiplayers modernos, que Team Fortress começou sua jornada em 1996. A modificação criada para o jogo, batizada de Quake World: Team Fortress, atraiu a atenção da recém-fundada Valve, que logo contratou seus criadores – John Cook e Robin Walker – para trabalhar na produção de uma sequência, que seria um título independente, baseado no mesmo motor gráfico de Half-Life, que ainda estava em produção na época.

Para animar os fãs, em 1999, nasceu Team Fortress Classic, um simples port do mod original para Quake, lançado agora como uma modificação de Half-Life, mas que em 2003 se tornaria um título de fato independente. TFC não apenas deu uma nova vida ao pequeno projeto, mas também serviu de garoto-propaganda da extrema flexibilidade do novo motor gráfico da Valve, o GoldSrc, e da facilidade de uso do kit de desenvolvimento do Half-Life.

Com o novo Team Fortress Classic resgatando os antigos fãs e trazendo-os até a Valve e seu famoso Half-Life, os criadores tinham agora todo o apoio que precisavam para prosseguir com o desenvolvimento da tão aguardada continuação. Estava decidido: Team Fortress 2 seria um shooter de guerra moderna, com direito a um comandante com visão plena do campo de batalha, sistema de hierarquia, para-quedas, comunicação de voz e muitas outras novidades.

A ideia para a continuação foi revelada publicamente durante a Electronic Entertainment Expo (E3) de 1999. Tamanha foi a empolgação do público que Team Fortress 2 ganhou os prêmios de melhor jogo de ação e melhor jogo multiplayer, sem nem mesmo ter uma data de lançamento definida. O título recebeu uma pequena adição ao nome e passou a ser chamado de Team Fortress 2: Brotherhood of Arms. Várias inovações gráficas, totalmente inéditas à época, como animações mais naturais e níveis de detalhes aperfeiçoados, ajudaram a aumentar ainda mais as expectivas.

Na metade de 2000, a Valve iniciou silenciosamente a produção do seu novo motor gráfico, o Source Engine. Para integrá-lo ao Team Fortress 2 ainda em produção, foi anunciado uma nova suspensão no seu desenvolvimento. Nos próximos seis anos, nada se falou sobre o jogo. Foi quando chegou-se a supor que o jogo teria sido cancelado. Inclusive, seus dois criadores foram deslocados para outros projetos dentro da Valve, tais como o Steam, onde John Cook trabalhou como desenvolvedor, e Half-Life 2: Episode One, cujo projeto foi liderado pelo próprio Robin Walker.

Próximo do lançamento de Half-Life 2, em 2004, o gerente de marketing da Valve, Doug Lombardi, confirmou que Team Fortress 2 ainda se encontrava em desenvolvimento, mas que novos detalhes só seriam divulgados após o lançamento da segunda aventura de Gordon Freeman. O tempo passou, HL2 saiu e nada foi anunciado. Em 2006, durante a produção de Half-Life 2: Episode Two, o diretor da Valve, Gabe Newell, confirmou o retorno de Team Fortress 2.

Team Fortresss 2 não seria mais um shooter militar realista, mas um shooter fortemente inspirado nos filmes da Pixar, com personagens caricatos, nos modelos que conhecemos hoje. De acordo com o próprio Newell, TF2 estava a caminho de ser “o melhor e mais bonito jogo multiplayer baseado em classes”. Segundo os comentários dos desenvolvedores disponíveis dentro do próprio jogo, o motivo que levou a Valve a abandonar a ideia de um shooter militar para criar um jogo cartunizado foi a dificuldade para explicar, em termos realistas, os cenários e os personagens.

O novíssimo Source Engine seria responsável por dar vida ao jogo. Com ele, recursos gráficos inéditos, como iluminação dinâmica, sombreamento e sistemas de partículas, seriam combinados à técnica de Phong shading para dar ao jogo o visual característico que lembra muito os filmes da Pixar.

Versão beta e lançamento

Em 2006, também foi anunciado que Team Fortress 2 seria lançado como o componente multiplayer da compilação The Orange Box, que reuniria Half-Life 2 e Half-Life 2: Episode One, além dos inéditos Half-Life 2: Episode Two e Portal. Em setembro de 2007, uma versão beta para testes foi disponibilizada no Steam para quem tivesse feito a pré-compra do The Orange Box ou recebido um cupom junto com as placas HD 2900XT da ATI.

Em 10 de outubro de 2007, Team Fortress 2 foi finalmente lançado, após nove anos de desenvolvimento. Ainda hoje, dezenas de atualizações são lançadas todos os anos e, de certa forma, o jogo continua em pleno desenvolvimento, auxiliado de perto pela comunidade, que contribui com mapas, armas e itens.

O jogo possui uma das maiores pontuações de todos os tempos no ranking de PC do Metacritic, alcançando 92/100 com base em 17 análises. Ainda foi contemplado com dezenas de prêmios de melhor jogo multiplayer, melhor jogo de ação, melhores visuais e até prêmios de Game of The Year (jogo do ano), tornando-se universalmente aclamado pela crítica e um dos mais bem sucedidos e influentes jogos da atualidade.

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